Tiramos todas as suas dúvidas sobre cama hospitalar

Esclarecemos as principais dúvidas que os pacientes possuem ao terem que escolher entre a melhor modelo de cama hospitalar para o seu tratamento

Sem dúvidas a cama hospitalar é um dos principais itens no auxílio da recuperação e bem-estar daqueles que precisam de cuidados médicos no ambiente domiciliar. A cama hospitalar deve possuir algumas particularidades que atendam as necessidades de  conforto e segurança, além de proporcionar praticidade nos cuidados, facilitando o trabalho de profissionais da saúde, cuidadores e familiares do paciente. 

Função do uso da cama hospitalar

Como dito anteriormente, as camas hospitalares têm como função oferecer conforto e segurança necessária aos pacientes, indicadas nos cuidados de idosos e pessoas em tratamento domiciliar (Home Care), que por algum motivo possuem dificuldade em sua mobilidade e necessitem de repouso constante. 

Alguns modelos auxiliam na prevenção de feridas que podem surgir quando o paciente fica por longos períodos na mesma posição, chamadas escaras

O que considerar ao escolher uma cama hospitalar?

Ao buscar uma cama hospitalar, alguns fatores devem ser considerados, visando o maior conforto para o paciente e a sua recuperação, por isso ao escolher uma cama fique atento aos seguintes fatores:

  • Dimensões da cama
  • Período de uso
  • Uso indicado
  • Estado clínico do paciente
  • Idade e peso

Escolhendo uma cama hospitalar

Modelo:

Apesar de muito semelhantes, as camas hospitalares possuem particularidades, sendo as maiores diferenças presentes na dimensão, material da estrutura e no colchão utilizados. Os modelos mais comuns encontrados no mercado são:

  • Cama Articulada manual;
  • Cama elétrica sem elevação;
  • Cama elétrica com elevação.

Outros fatores relevantes nas diferenças de um modelo a outro estão o freio utilizado e a articulação presente no estrado, podendo ser na forma:

  • Bipartido;
  • Tripartido;
  • Quadripartido 

Tamanhos Estabelecidos: 

As camas hospitalares possuem medidas padrão, que respeitam os critérios estabelecidos pela ANVISA, com 1,90m (um metro e noventa) de comprimento, e 0,90m (noventa centímetros) de largura, com liberdade para mínimas variações relacionadas de um fabricante a outro. 

Possibilidade de Ajustes

As camas hospitalares oferecem uma gama de ajustes que podem ser realizados por meio manual ou controle remoto dependendo do modelo da cama escolhido.

Os ajustes auxiliam nas atividades da equipe médica e dos cuidadores, além é claro, de maior comodidade ao paciente acamado, adaptando as necessidades com o dia a dia do usuário. Os ajustes variam de modelo para modelo, as formas mais comuns encontradas são: 

  • Regulagem de altura das barras de proteção lateral;
  • Apoio para as panturrilhas e coxas e pés;
  • Possibilidade de retirar as barras laterais;
  • Regulagem de altura do estrado e apoio para a região das costas;
  • Inclinação lateral;
  • Regulagem da cabeceira.

Comprar ou Alugar uma cama hospitalar? 

Essa é uma dúvida que costuma surgir junto com a necessidade de uso do equipamento, afinal, é melhor comprar ou alugar uma cama hospitalar? Para responder essa pergunta primeiro é preciso levar em consideração alguns pontos como o período de uso.

Para tratamentos a curto prazo ou que deseja mudar o modelo de acordo com o progresso do usuário, o aluguel é mais vantajoso. Porém, em casos em que o período de acamamento seja indeterminado ou permanente, faz com que a compra da cama se torne a melhor opção e até mesmo mais econômica ao paciente e familiares. 

Conheça o CAF – A Cirúrgica mais completa 

O CAF é especialista em locação e vendas de produtos para tratamento da saúde, em nossa loja virtual você tem acesso a uma gama de produtos voltados a cuidados médicos, para pacientes, hospitais, clínicas e profissionais da área da saúde. Além de contar com uma atenção especial da nossa equipe de profissionais especializados, prontos para atender e tirar todas as suas dúvidas, auxiliando na escolha do equipamento mais adequado para a sua necessidade.

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...