Respire melhor: O que você precisa saber sobre a oxigenoterapia!

Esse tratamento é indicado para pessoas que apresentam algum tipo de deficiência de oxigeno no organismo. Um método que auxilia na normalização da absorção de O2

Quando uma pessoa apresenta níveis reduzidos de saturação de oxigênio no sangue é indicado o tratamento de oxigenoterapia, uma técnica que busca suprir as principais deficiências de oxigênio no organismo e promover a melhora da saúde. 

A oxigenoterapia é fundamental para que seja administrada de maneira eficaz a absorção de O2 necessário pelo organismo, algo que ocorre naturalmente em uma pessoa saudável a partir da respiração. 

Essa terapia deve ser realizada sob a supervisão e indicação de um médico, após a verificação do oxigênio no sangue. Essa análise é feita por meio da gasometria arterial, um exame realizado através da coleta do sangue arterial, com o intuito de avaliar os níveis de gases presentes no sangue do paciente.   

Dispositivos e acessórios mais utilizados na oximetria 

Na realização do tratamento de oximetria alguns acessórios e equipamentos são fundamentais para o fornecimento de oxigênio aos pacientes através das vias aéreas. 

Os acessórios para a oxigenoterapia podem incluir:

  • Cilindro ou concentrador de oxigênio: O cilindro consiste em reservatório de oxigênio, portátil ou integrado, variando de acordo com o modelo do equipamento. Já o concentrador é um dispositivo que tem como finalidade a retirada do oxigênio presente no ambiente, concentrando-o para uso terapêutico.
  • Umidificador: Utilizado para acionar e regularizar os índices de umidade ao oxigênio, o umidificador evita que ocorra o ressecamento das vias aéreas, impedindo que ocorra irritação nas regiões do nariz e garganta.
  • Tubos de oxigênio: Os  tubos de oxigênio tem como função o transporte do oxigênio do cilindro ou concentrador para o paciente.
  • Máscara ou cânula nasal: Seu uso é indicado conforme a prescrição médica, sendo utilizado para administrar o oxigênio de maneira direta ao paciente. 
  • Fluxômetro: Um dispositivo responsável por controlar o fluxo de oxigênio que é transportado do cilindro ou concentrado até o tubo, de forma que ele seja regulado para fornecer a quantidade correta de oxigênio ao paciente em seu tratamento. 

6 Benefícios da oxigenoterapia para o paciente

A oxigenoterapia oferece diversos benefícios que vão além do transporte e captação necessária de oxigênio. O paciente em tratamento ainda percebe uma melhora significativa em diversos pontos de sua saúde: 

  • Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Melhora a manutenção dos órgãos como coração, rins e cérebro;
  • Maior bem-estar e qualidade de vida;
  • Melhor qualidade das funções neurológicas, psíquicas e cardíacas;
  • Melhor resposta aos exercícios físicos; 
  • Número de internações reduzidas 

Conheça os produtos que o CAF para a oxigenoterapia

O  CAF  é reconhecido pela qualidade dos produtos para venda e locação, voltados aos cuidados de pacientes em suas casas.  

Trabalhamos com diversos  produtos voltados aos cuidados e tratamentos da sua respiração, como uma linha de acessórios e equipamentos para oxigenoterapia. Recupere a sua saúde e qualidade de vida, acesse nossa loja virtual e confira todos os itens disponíveis.

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...

VPAP e BIPAP: Qual é a escolha certa para você?

Diferentes dispositivos que oferecem cuidados especializados para o tratamento e suporte respiratório, entenda qual o melhor para cada necessidade&nb...