Refluxo: quais os perigos e como tratar

Refluxo, já ouviu falar? Tendo como duas de suas características a azia e o retorno dos alimentos ingeridos para a boca, o refluxo pode surgir em qualquer idade, ou seja, crianças também podem ter, mas existe tratamento e precisa ser tratado para não se tornar um problema ainda maior. 

Doença crônica, o refluxo acontece quando os ácidos do estômago voltam pelo esôfago, ao invés de seguir o fluxo normal da digestão, resultando em dor e inflamação. Sem causa definida, sabe-se que a genética, maus hábitos alimentares, obesidade e gravidez contribuem para o seu surgimento. 

Além dos sintomas já mencionados, dor e pressão na região do estômago e peito, tosse, rouquidão, pigarro, gosto amargo na boca e mau hálito também estão entre os sinais. E por estarem relacionados a outros problemas, muitas pessoas podem ter refluxo e nem saber. Por isso, é importante ficar atento a frequência dos incômodos e consultar um especialista. 

Uma vez que não tratado corretamente, o refluxo pode causar danos graves a longo prazo, como estreitamento ou câncer de esôfago, tosse crônica, problemas dentais e úlcera esofágica. 

Algumas mudanças de hábitos podem ajudar

Manter uma alimentação saudável, evitando pratos volumosos, frutas cítricas, comidas apimentadas, gordurosas ou fritas é uma dica. Evitar deitar logo após as refeições e usar roupas e cintos apertados também ajuda. Assim como reduzir o consumo de bebidas alcóolicas e café. 

Dormir com o tronco mais elevado auxilia nos casos de refluxo durante o sono. Para isso, o CAF conta com suporte terapêutico antirrefluxo adulto e infantil (links dos produtos). Eles trazem mais conforto, prevenindo o retorno do ácido estomacal, facilitando o descanso, inclusive na gravidez e até melhorando a respiração em casos leves de obstrução nasal. 

Mesmo contribuindo para não agravar o problema, estas medidas não substituem a visita a um médico. Só o profissional é capaz de indicar o melhor tratamento para cada caso.  

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...