Oxigenoterapia – Quando o tratamento é indicado?

A oxigenoterapia  auxilia no tratamento de diversas doenças respiratórias devolvendo os níveis ideais de oxigênio no organismo para a manutenção da saúde

A oxigenoterapia consiste em um tratamento respiratório que possibilita a melhora de sintomas relacionados a DPOC, sigla para Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas. Esse tratamento visa manter os níveis de oxigênio no sangue em pelo menos 90%, valor considerável fundamental para que o organismo permaneça atuando de maneira saudável, corrigindo quaisquer ocorrências de insuficiência de oxigênio.

Mas afinal, o que são DPOC? São diversos tipos de doenças de caráter respiratório, que impedem a absorção correta do oxigênio, tendo como as mais conhecidas a enfisema pulmonar, bronquite crônica e asma em nível grave.  O tratamento utilizando de Oxigenoterapia em casos de DPOC auxilia na normalização da respiração dos pacientes, combatendo os sintomas de obstrução pulmonar, além de casos como taquipneia, fibrose pulmonar e pneumonia. 

A Oxigenoterapia atua em dois tipos de sistemas, chamados de baixo fluxo e de alto fluxo. No primeiro tem por característica o fornecimento de oxigênio abaixo da necessidade do paciente, fornecendo apenas uma parte necessária do ar, o tratamento é realizado com o uso de três diferentes tipos de cateteres: nasais; faríngeo e transtraqueal. Temos ainda o tratamento realizado com o alto fluxo, em que é fornecido a quantidade total de oxigênio para o paciente, se tornando de extrema importância o uso de aparelhos para a respiração, com a ajuda de equipamentos que aspiram o ar presente no ambiente e os devolve diretamente no organismo, com auxílio de geradores de fluxo e máscaras apropriadas de arrastamento de ar. 

Os principais casos em que o tratamento com o uso de Oxigenoterapia é indicado são:

  • DPOC

É uma doença responsável por causar a obstrução dos brônquios e dificultar a respiração, que apesar de ainda não possuir cura, ao iniciar o tratamento com Oxigenoterapia tem seus sintomas controlados, regulando a progressão. 

  • Edema Pulmonar 

O edema pulmonar acontece quando para aliviar a pressão, que ocorre de forma crescente, os vasos acabam por liberar uma grande quantidade de líquido para dentro dos pulmões, fazendo com que o fluxo natural de oxigênio seja interrompido e cause a falta de ar. 

  • Taquipneia 

Essa condição ocorre quando a respiração se torna demasiadamente acelerada, causada por fatores como doenças pulmonares e condições emocionais, ansiedade, além de outros distúrbios. 

  • Pneumonia

Pacientes que são acometidos por infecções causadas da pneumonia tem a sua passagem de gases comprometida, causando o impedimento da troca de oxigênio pelo gás carbônico. O tratamento de Oxigenoterapia é indicado para a normalização do oxigênio presente no sangue auxiliando na respiração do paciente. No CAF você encontra uma gama de equipamentos para o tratamento de Oxigenoterapia para venda e aluguel, além de contar com uma equipe especializada para atender e tirar todas as suas dúvidas, auxiliando na escolha do equipamento mais adequado para a sua necessidade, acesse a loja online diretamente pelo link e saiba mais. 

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...