Outubro Rosa: quanto mais informação sobre o câncer de mama, maiores são as chances de cura

O câncer de mama bate à porta de 59 mil mulheres por ano, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No mês universal de conscientização e prevenção da doença, vamos falar sobre como a informação e o diagnóstico precoce pode salvar vidas.  

Desde o início da década de 1990, outubro é conhecido como Outubro Rosa, mês de alerta às mulheres sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce. Neste período, as campanhas são intensificadas e as mulheres, principalmente as com mais de 40 anos, são aconselhadas e encorajadas a consultar um especialista e fazer a mamografia (exame que detecta a presença de nódulo cancerígeno). 

No entanto, os cuidados com a saúde da mulher devem ser durante todo o ano. A consulta a um ginecologista precisa ser, pelo menos, anual e o autoexame pode ser feito com ainda mais frequência. Autoexame esse que pode dar start no diagnóstico precoce. 

E para que esse diagnóstico seja dado logo no início, é preciso cada vez mais falar sobre esse assunto. A desinformação ainda é um empecilho que faz com que mulheres tenham medo, procurem ajuda médica tardiamente, ou que nem procurem. Falar de câncer de mama e procurar um mastologista é fundamental para a prevenção. 

Tendo o diagnóstico de câncer de mama em mãos, a paciente precisa de apoio, enquanto houver falta de informação, infelizmente, é justamente o contrário que acontece. Ideias equivocadas estimulam o preconceito e podem até piorar o estado de saúde da mulher que luta conta a doença. 

O tratamento contra o câncer de mama é uma luta pela qual a mulher diagnostica tem que passar, com a compreensão e carinho de quem está ao lado, esse processo fica menos difícil. Radioterapia, quimioterapia, cirurgia, cada uma tem um longo caminho a percorrer, mas o que não pode sair da cabeça é que o CÂNCER DE MAMA TEM CURA, se diagnosticado precocemente, essas chances aumentam. 

Mulheres, cuidem das suas saúdes! Previnam-se, façam o autoexame, pelo menos uma vez ao ano consultem um especialista. Procurem informações, falem sobre esse assunto com outras mulheres, não deixem que o medo impeça vocês de viverem uma vida feliz e saudável. 

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...