Entenda o uso da Ventilação Mecânica nos cuidados da saúde
Quando pacientes apresentam algum tipo de dificuldade para respirar naturalmente, é indicado o uso de ventilação mecânica como auxiliar na distribuição do oxigênio diretamente ao pulmão
Quando o paciente internado apresenta dificuldades para respirar sozinho, e necessita de um repouso dos músculos respiratórios, o uso de Ventilação Mecânica é o mais indicado para auxiliar no suporte de ventilação espontânea e normalizar a respiração. Esse fator pode ocorrer por quaisquer motivos de complicações, como:
- Doença;
- Efeito de anestésicos;
- Outros fatores.
Não somente em ambiente hospitalar, a Ventilação Mecânica é um tratamento indicado para pacientes que estão em assistência domiciliar (Home Care), dando continuidade a seus cuidados de recuperação diretamente em sua casa, por isso, equipamentos não invasivos e que atendam sua necessidade são de extrema importância para a sua melhora e recuperação.
Ventilação Invasiva x Não Invasiva
Quando abordamos sobre Ventilação Mecânica, devemos ficar cientes de que existem duas modalidades diferentes utilizadas, a Ventilação Mecânica Invasiva e a Não Invasiva, as principais singularidades, ficam a cargo clínico do paciente sobre qual procedimento é o ideal para o tratamento de acordo com a necessidade, tanto em cuidados hospitalares como em Home Care.
Ventilação Mecânica Invasiva: É considerado o caso de pacientes que necessitem que o equipamento esteja o tempo todo conectado a ele, seja por meio de:
- Intubação: em que um tubo é colocado diretamente na garganta do paciente, sendo o responsável por fornecer o ar necessário para a respiração;
- Traqueostomia: uma incisão é realizada na região da garganta, e um tubo de ar é introduzido no local, para o fornecimento de oxigênio necessário ao paciente;
Ventilação Mecânica não Invasiva: Indicado para pacientes com o quadro mais leve de dificuldade de respiração, não havendo a necessidade de qualquer introdução de equipamento, ou até mesmo de cirurgias médicas. Nesse modelo o ar utilizado é fornecido de maneira pressurizada, utilizando geralmente uma máscara para o procedimento.
A ventilação não invasiva, apresenta alguns benefícios na recuperação e tratamento dos pacientes como:
- Melhor qualidade de vida;
- Menor permanência em ambiente hospitalar;
- Maiores chances de recuperação.
Quando abandonar a ventilação mecânica?
A Ventilação Mecânica é indicada durante o todo período em que o paciente não possui autonomia para respirar sozinho e de maneira natural, à medida que ele vem apresentando melhoras em seu quadro clínico, o médico responsável por acompanhar o seu tratamento vai diminuindo o uso da ventilação, até o aparelho não ser mais necessário.
Esse processo pode ser realizado de maneira gradativa em que o equipamento é desligado durante curtos períodos, de forma que seja possível analisar se os pulmões estão aptos a trabalharem sem a necessidade de auxílio.
Conheça o CAF
O CAF é especialista em locação e vendas de produtos para tratamento da saúde, em nossa loja virtual você tem acesso a uma gama de produtos voltados a cuidados médicos, para pacientes, hospitais, clínicas e profissionais da área da saúde. Além de contar com todo o suporte especial da nossa equipe de profissionais fisioterapeutas prontos para atender e tirar todas as suas dúvidas, auxiliando na escolha do equipamento mais adequado para a sua necessidade.