Conheça as consequências da apneia do sono para o coração

Você sabia que a apneia do sono não tratada pode repercutir na saúde do coração? Isso porque o distúrbio do sono faz com que o coração se esforce mais no momento em que bombeia o sangue para o resto do corpo. 

A apneia é caracterizada por interrupções temporárias na entrada de oxigênio durante o sono. Os músculos da parte de trás da boca relaxam, bloqueando a garganta e a passagem de ar. Um de seus sinais mais comuns e barulhentos é o ronco.

Conforme os episódios da apneia vão ficando frequentes, mais é exigido do coração nos batimentos cardíacos. O fato pode desencadear doenças cardíacas como a arritmia, hipertensão arterial, infarto e insuficiência cardíaca.

Embora o ronco possa ser normal em algumas pessoas, é preciso visitar o médico quando houver suspeita de qualquer distúrbio do sono, especialmente quando o ronco é alto e sofre pausas, momento no qual o indivíduo provavelmente não está respirando.

Os pacientes com sintomas mais graves costumam acordar com sensação de sufocamento, refluxo esofágico, boca seca, espasmo da laringe e vontade de urinar.

O distúrbio também afeta a qualidade de sono, uma vez que o cérebro “acorda” para que o reflexo da respiração seja retomado. Assim, o paciente tem uma noite cheia de despertares súbitos dos quais não tem consciência.

Provocando cansaço, dificuldade de permanecer acordado durante atividades sedentárias, como por exemplo, conversar pelo telefone ou dirigir, irritabilidade, depressão, redução da libido, impotência sexual e cefaleia pela manhã.

Mudanças nos hábitos de vida podem contribuir muito com a melhora da apneia do sono. Perder peso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, comidas pesadas antes de dormir, deitar de lado e elevar a cabeceira da cama entre 15cm e 20cm são algumas medidas simples que podem ser tomadas. 

A apneia é um problema médico grave, mas pode ser identificada facilmente e tratada efetivamente. Com o tratamento, a respiração adquire um ritmo regular, os roncos cessam, um sono tranquilo é estabelecido e a qualidade de vida melhora. Se você sofre de apneia marque uma consulta com um médico para iniciar um tratamento!

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...