CPAP: Qual a hora certa de levar o aparelho para uma avaliação?

Para um tratamento mais eficaz, evitando o acúmulo de impurezas e o surgimento de alergias respiratórias, deve ser realizada a avaliação clínica periódica do equipamento

O uso do CPAP se torna indispensável para quem necessita de tratamentos voltados à apneia obstrutiva do sono, permitindo uma melhor ventilação enquanto dorme. Mas tão importante quanto o seu uso, é a necessidade que o usuário tem em realizar a sua higienização e uma avaliação clínica regular. 

Para quem realiza o uso regular do CPAP é muito importante que a cada 3 meses retorne para a avaliação clínica do equipamento, de forma que a equipe possa monitorar o seu uso, a adesão e eficácia correta.  

Esse procedimento é de extrema importância, servindo para que o aparelho seja avaliado corretamente, destacando pontos em sua utilização, além de verificar se a programação presente continua sendo adequada e se os cuidados de higiene estão corretos. 

Essa avaliação proporciona maior vida útil ao aparelho e maior bem-estar e saúde ao usuário.

Por que realizar a limpeza e avaliação do CPAP?

Com a rotina de uso, é normal que organismos sejam acumulados no aparelho, ocasionando alergias respiratórias, prejudicando a eficiência do tratamento da apneia do sono

Ao limpar constantemente o dispositivo, além de garantir um tratamento mais seguro, você prolonga a sua vida útil. 

Sinais que o CPAP precisa de avaliação

Cada parte do aparelho requer um cuidado específico, que varia de diário à mensal, além é claro, da manutenção e trocas que ele pode exigir devido ao uso constante. 

Alguns sinais de que está na hora dessa avaliação:

  • Ruídos acima do normal
  • Odores fortes e incômodos
  • Coriza e tosse

Como é feita a avaliação do CPAP pelo CAF 

A avaliação clínica necessária nos aparelhos de CPAP é realizada por fisioterapeutas do CAF, identificando mais rapidamente problemas e a melhor forma de solucioná-los, devolvendo assim o seu funcionamento normal. 

Para a avaliação é necessário agendamento com a nossa equipe, que pode ser feito pelo whatsapp. 

O que deve ser limpado no CPAP

Além da manutenção preventiva do CPAP, a sua limpeza deve ser realizada constantemente, entre as peças que devem passar por uma higienização estão:

Filtro: Uma peça em que ocorre grande acúmulo de sujeira e microrganismos, o filtro quando não cuidado pode oferecer diversos malefícios à saúde se tornando responsável por crises alérgica e tosse. 

Umidificador: Sendo necessária uma limpeza diária em seu reservatório, os umidificadores conectados ao CPAP devem ser limpos com água corrente e sabão neutro, realizando a sua troca diariamente. 

Tubos: Higienizados com água e sabão neutro constantemente, evitando que sejam formadas gotículas de água nas paredes do tubo.

Máscara: O indicado é que sua limpeza aconteça de maneira diária, sempre com água corrente e sabão neutro, prevenindo de bactérias que podem causar alergias e mantendo a boa qualidade do tratamento. 

Conheça os produtos CAF para o tratamento de apneia do sono 

Reconhecido pela qualidade de seus produtos para venda e locação, voltados ao cuidado de pacientes em suas casas, o  CAF oferece uma linha completa de produtos para tratamento e cuidados da apneia do sono

Acesse hoje mesmo nossa loja virtual e saiba mais. 

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...