Apneia do sono e obesidade

O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas obesas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade por si só já é prejudicial à saúde, no entanto, ela pode ainda aumentar as chances da pessoa desenvolver outras doenças, como a apneia do sono. 

Quando uma pessoa é diagnostica com apneia do sono significa que enquanto ela dorme o fluxo de ar que sai pelo nariz ou boca é interrompido por cerca de 10 segundos ou mais durante várias vezes. O que resulta em roncos e engasgos, que prejudicam o sono, e diminuição da concentração de oxigênio no sangue. Com isso a pessoa, com o passar do tempo, fica mais propensa a ter pressão alta e arritmia cardíaca. 

Mas onde entra a obesidade nisso? 

O excesso de peso é um fator de risco para o desenvolvimento da apneia do sono, pois a gordura que se acumula na faringe – reduzindo o seu diâmetro- e no tórax, faz com que a pessoa faça um esforço maior para respirar. Além disso, altera as propriedades físicas da região, aumentando as chances de um colapso. 

Pensando nos males que estas duas doenças podem trazer, é extremamente importante fazer um acompanhamento médico e tratar a obesidade e a apneia do sono adequadamente. 

No caso da obesidade, o ponto de partida é mudar hábitos de alimentação e praticar atividade física com frequência, sempre assistido por um especialista. Ou seja, o primeiro objetivo é melhorar a saúde, não atingir o peso ideal. 

Já para quem é obeso e ronca muito, sente falta de ar enquanto dorme, tem sonolência nas atividades do dia a dia, está sentindo seu rendimento diminuir, sofre com dor de cabeça pela manhã ou tem alterações de concentração e memória, procurar um médico para confirmar ou não a apneia do sono é primordial. Em caso positivo, o CPAP é o aparelho mais eficaz para tratar o problema. Ele aumenta a pressão do ar, evitando a obstrução da garganta e liberando oxigênio para os pulmões, o que mantém o fluxo de ar no cérebro e o sangue em equilíbrio, e permite que a respiração fique normal durante o sono.

Cuide da sua saúde, quanto antes você iniciar um tratamento, melhores serão os resultados. 

Novidade na CAF CENTER: Vitaminas Orthopauher!

Linha nova de suplementos combina ingredientes naturais para promover a saúde cardiovascular, articular, imunológica, sono e muito mais. O CAF Cente...

Massageadores Relaxmedic: o segredo para recuperação e relaxamento em casa

Descanse e renove suas energias com um aliado no combate ao estresse diário. Já pensou em ter um spa particular na sua casa? Os Massageadores Relaxm...

Importância de um acompanhamento clínico para continuidade no uso do CPAP

Você sabia que, após algum tempo, muitos pacientes consideram interromper o uso do CPAP? Às vezes, a falta de acompanhamento clínico pode ser o mo...