5 dicas que vão facilitar a sua adaptação ao uso do CPAP

Ao iniciar o seu tratamento de apneia do sono, fique atento a alguns cuidados que tornarão a sua adaptação muito mais rápida e confortável

Pacientes que iniciam seu tratamento de apneia do sono, podem apresentar uma certa dificuldade com a adaptação dos equipamentos, principalmente com as máscaras para CPAP.

Essa adaptação é importante para que o uso do aparelho seja feito de maneira correta, e assim, traga os benefícios que seu usuário tanto deseja.

Para ajudar você, separamos 5 dicas valiosas que vão facilitar a sua adaptação ao uso do CPAP.

  • Comece pelo seu uso moderado

Como sabemos a utilização do CPAP deve ser feita durante o período de sono, afinal, é nesse momento que acontecem os episódios de apneia do sono. Porém, uma boa maneira de tornar o seu uso mais confortável é criando um hábito de sua utilização.

Por isso, a nossa dica é, quando estiver em casa realizando atividades simples, como ver TV, ler ou no celular, utilize a máscara por pequenos períodos, aumentando a frequência cada vez que estiver mais familiarizado com ela, de preferência na posição que utilizará durante a noite.

  • Faça exercícios de respiração

Para tornar o processo de adaptação a pressão emitida pelo CPAP mais confortável, comece respirando de forma moderada, sempre devagar e profundamente durante os minutos iniciais de uso, adaptando a respiração até que ela se torne normal, como se estivesse respirando sem a ajuda do aparelho no momento.  

  • Escolha a máscara adequada para a sua necessidade

Existem diversos tipos de máscaras e acessórios para CPAP. Por ser de uso pessoal, é importante que o paciente se sinta confortável com o seu equipamento.

Verificando alguns pontos importantes como: se a máscara oferece um conforto ao ficar em contato com o rosto, além de boa aderência e vedação, tornando a sua adaptação mais fácil e o tratamento de apneia do sono mais confortável.

  • Adote um umidificador

 Alguns sintomas desconfortáveis como: ressecamento, rouquidão e congestão nasal são os mais relatados por pacientes que iniciaram o uso de CPAPs.

Para que isso seja amenizado, e torne sua utilização mais confortável, indicamos a utilização de umidificadores em conjunto ao aparelho de CPAP.

O umidificador auxilia no aumento dos níveis de umidades presentes no ar, o que facilita a respiração do paciente durante o uso do equipamento de maneira mais confortável e adequada.

  • Mantenha sua máscara em boas condições

A máscara do CPAP deve ser sempre mantida em perfeitas condições de conservação, isso inclui sua higienização, fazendo com que ela possa desempenhar por completo suas funções, além de auxiliar na adaptação do usuário.

Após utilizar lembre-se sempre de lavar bem a sua máscara, isso fará com que seja preservada a sua qualidade, e mantendo seus ajustes mais precisos como a vedação junto ao rosto.

Conheça os produtos que o CAF trabalha para o tratamento de apneia do sono

Reconhecido pelaqualidade dos produtos para venda e locação, o  CAF trabalha com uma linha completa de itens para tratamento e cuidados da apneia do sono.

Acesse a nossa loja virtual e confira.  

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...