4 Problemas oculares mais comuns e seus tratamentos

Cerca de 80% dos casos de cegueira poderiam ter sido evitados caso tivessem seu diagnóstico feito de maneira correta e precocemente 

Cada vez mais o estilo de vida das pessoas vem mudando, criando hábitos mais saudáveis voltados aos cuidados do corpo e da mente. Porém, a saúde ocular nem sempre recebe o cuidado necessário.

Segundo dados fornecidos pela OMS, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo todo convivem com algum  tipo de problema de visão, somente no Brasil são 35 milhões de pessoas com algum tipo de  dificuldade visual

Esses números se tornam mais alarmantes quando analisados que 34% dos brasileiros nunca realizaram uma consulta oftalmológica. Devido a isso, muitas pessoas acabam desconhecendo as principais doenças oculares, e que a maioria delas pode ser prevenida com o diagnóstico correto e precoce. 

4 doenças oculares mais comuns

Catarata

A catarata é uma doença que afeta um olho de cada vez em sua normalidade, tendo como característica a perda progressiva da transparência do cristalino dos olhos, tornando a membrana responsável por revestir o olho opaca e esbranquiçada. 

Muito associada à velhice, a catarata também se desenvolve em pacientes que convivem com a diabetes ou com níveis de glicemia elevados, além de causas congênitas e hereditárias. 

O tratamento é feito por meio de intervenção cirúrgica, de modo que o cristalino afetado seja substituído por uma lente intraocular devolvendo a saúde da visão. 

Astigmatismo

O astigmatismo está entre as doenças oculares mais populares, afetando aproximadamente 20% das pessoas com miopia ou hipermetropia. 

Isso porque, o astigmatismo surge devido a uma má formação causada na curvatura da córnea, fazendo com que ocorra a distorção da imagem que antes era captada em apenas um ponto da retina, agora é recebida em regiões diferentes. 

A causa do astigmatismo pode ser relacionada a duas formas diferentes de seu surgimento, uma se manifestando de maneira natural ainda durante os primeiros anos de vida e a outra devido a lesões oculares. Os tratamentos relacionados ao astigmatismo variam de acordo com a intensidade presente no indivíduo, sendo os mais comuns o uso de lentes e em alguns casos a cirurgia refrativa.

Retinopatia Diabética 

Pacientes portadores de diabetes podem sofrem inchaço na retina fazendo com que os vasos sanguíneos presentes nos olhos cresçam ou até mesmo sofram com vazamentos, surgindo alguns sintomas como:

  • Dores; 
  • Flashes; 
  • Moscas Volantes.

Para evitar que isso ocorra, é indicado que pacientes que convivam com a diabetes realizem periodicamente exames de visão, utilizando a dilatação da vista para identificar de maneira precoce os problemas oculares causados pela doença. 

Conjuntivite 

Com a chegada da primavera a conjuntivite se torna mais frequente, podendo surgir de maneira infecciosa, causada por bactérias e vírus, ou alérgica, afetando um ou ambos os olhos. 

Entre os principais sintomas da conjuntivite estão: 

  • Secreção;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Pálpebras inchadas;
  • Sensação de areia nos olhos. 

A sua recuperação ocorre naturalmente, sendo indicado o auxílio de soro fisiológico, colírio lubrificante e antibióticos (consulte um oftalmologista para a prescrição correta de medicamentos). A principal medida de prevenção da conjuntivite bacteriana é evitar levar as mãos diretamente aos olhos ou compartilhar objetos pessoais como óculos e toalhas.  

Como prevenir doença oculares 

Diversas doenças oculares podem ser evitadas com prevenções básicas e cuidados com a saúde dos olhos. 

  • Regule a intensidade de iluminação emitida pelos equipamentos eletrônicos, de modo que sejam confortáveis e não agridam os olhos.
  • Utilize somente colírios e medicamentos indicados por um médico oftalmologista. 
  • Não coce os olhos, esse simples gesto pode ser o responsável por infecções e lesões. 
  • Evite o consumo de álcool e tabaco, eles colaboram na degeneração ocular, prejudicando a saúde da visão. 

Dormir bem melhora o humor: Aprenda como cuidar do seu sono

Dormir não apenas auxilia no descanso físico, mas também é responsável por afetardiretamente a qualidade do nosso humor. Você já sentiu o tão ...

A importância de dormir bem

Estamos finalizando mais uma semana do sono, e vamos abordar e explorar mais sobre a importância de dormir bem. E como as noites saudáveis são resp...

Conforto e bem-estar: Cuidados especiais para seus pés!

Cuidar dos pés adequadamente evita dores, desconfortos e complicações em outras regiões como joelhos, quadris e coluna Você com certeza cuida da ...