Além do ronco: 4 doenças causados pela apneia do sono
O ronco é sempre associado à apneia do sono, porém quando esse distúrbio não é tratado adequadamente podem ser desenvolvidas outras doenças
Apneia do sono é distúrbio responsável por causar paradas completas ou superficiais na respiração durante o sono, podendo se manifestar em níveis leves por apenas alguns segundos, ou em casos considerados graves levando até minutos.
É estimado que somente no Brasil cerca de 70 milhões de pessoas convivem com esse problema, comprometendo diretamente a qualidade das noites de sono, fazendo com que seu portador apresente roncos constantes e sensação de cansaço ao acordar.
Quando não tratada devidamente, a apneia não apenas tem impacto negativo sobre a qualidade do sono de cada indivíduo, como pode desencadear diversos outros sintomas prejudiciais à saúde.
4 doenças causados pela apnéia do sono
- Afeta diretamente a saúde do cérebro
Devido ao fechamento da garganta, o corpo necessita fazer um esforço maior para reabrir essas vias e assim conseguir manter a respiração, fazendo com que ocorra pequenos despertares noturno, mesmo quando não acontecem por completo.
Quando isso se torna constante faz com que algumas etapas consideradas fundamentais para a recuperação do sono não sejam realizadas adequadamente, prejudicando os níveis de neurotransmissores como GABA e Glutamato, importantes na organização das emoções, evitando que o indivíduo se sinta mais estressado, ansioso e podendo até mesmo desenvolver depressão.
- Mais chances de insuficiência cardíaca
O esforço causado pelo organismo para promover a respiração durante a apneia faz com que ocorra uma pressão forte no peito, dificultando o trabalho do coração e afetando diretamente o seu batimento, elevando os níveis de troponina, substância responsável pela insuficiência cardíaca.
- Aumenta os níveis de pressão
A apneia do sono tem ligação direta com a hipertensão, isso porque, o distúrbio afeta o sistema nervoso autônomo, responsável por controlar o fluxo sanguíneo, resultando de maneira aguda em problemas cardiovasculares.
Além disso, ao obstruir as vias aéreas a pressão do paciente é elevada, o que afeta significativamente a eficácia dos remédios anti-hipertensivos.
- Afeta a saúde dos rins
Pessoas que convivem com a apneia do sono têm maiores chances de desenvolverem doenças renais, devido à redução da hipóxia no organismo, como são conhecidos os níveis do oxigênio, causando um estresse que afeta a sensibilidade e a atuação dos rins.
Principais tratamentos da apneia do sono
Os tratamentos relacionados a apneia do sono devem ser realizados por um médico pneumologista, ele será capaz de avaliar as condições de saúde do paciente, indicando assim o uso mais adequado para os seus cuidados, no caso a implementação do CPAP.
CPAP é um equipamento que é ligado ao paciente durante todo o período em que ele estiver dormindo, auxiliando em sua respiração e promovendo um sono de melhor qualidade.
Outro processo de tratamento muito importante e indicado a pacientes que convivem com a apneia do sono é a mudança em seus hábitos diários:
- Alimentação mais equilibrada e saudável;
- Se manter dentro do peso ideal;
- Abandonar o vício como cigarros;
- Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, principalmente antes de dormir
Adequar o estilo de vida do paciente promove mudanças importantes que auxiliam em boas noites de sono, amenizam e previnem o surgimento da apneia.
Conheça os produtos que o CAF trabalha para o tratamento de apneia do sono
Você sofre ou conhece alguém que convive com a apneia do sono? Trabalhamos com diversos produtos para tratamento e cuidados da apneia do sono.
O CAF é reconhecido pela qualidade dos produtos para venda e locação, voltados aos cuidados de pacientes em suas casas. Recupere a sua saúde e qualidade de vida, acesse nossa loja virtual e confira todos os itens disponíveis.