5 problemas de visão relacionados à idade

A idade é um dos principais influenciadores para a saúde da sua visão, necessitando de alguns cuidados para evitar o desenvolvimento de doenças

Com o avanço natural da idade, nosso corpo começa a dar sinais de que não é mais o mesmo, seja em nossa capacidade motora, cabelos, memória e até mesmo na visão.

 Essa última deve ganhar uma atenção especial, já que com a visão alterada podem ocorrer acidentes, como quedas, o que prejudica ainda mais a saúde dos idosos. 

Existem alguns problemas de visão que podem se desenvolver com mais frequência a partir de uma certa idade, se tornando comum entre os pacientes com mais de 40 anos. Exigindo que ocorra uma rotina de cuidados como um acompanhamento oftalmológico periódico e a troca das lentes sempre que apresentarem algum incômodo, ou demonstrarem não oferecerem mais o mesmo auxílio ao enxergar.

Conheça os principais problemas de visão relacionados à idade:  

  1. Vista cansada ou presbiopia

Você reparou que focar em objetos já não é mais tão fácil como antigamente? Isso acontece, porque a partir dos 40 anos, a lente interior dos olhos começa a sofrer alterações, perdendo de maneira gradativa a sua capacidade de alterar de forma, chamado presbiopia, ou como é conhecido popularmente, vista cansada, sendo necessário o uso de óculos para atividades de perto, como leitura e trabalho.

Essa mudança é natural e acontece de maneira gradativa com o decorrer das décadas, sendo cada vez mais necessário a mudança do grau das lentes. 

  1. Glaucoma

Causado devido a elevação da pressão intraocular que ocasiona lesões na região do nervo óptico, o glaucoma tem o risco de seu desenvolvimento maior depois dos 40 anos, atingindo níveis de 1% aos 40 e de 12% em pacientes com 80 anos ou mais. 

  1. Erros Refracionais

São considerados erros refracionais um grupo de doenças oculares que podem causar algum tipo de distorção da imagem. São identificadas em todos os pacientes, sendo quase sempre corrigidas com o uso de óculos, como: 

  • Dificuldade de mudança de foco e distância;
  • Redução da acomodação visual; 
  • Perda da elasticidade do cristalino

Entre os erros refracionais mais comuns podemos citar: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

  1. Perda de visão periférica

Outro aspecto da visão que pode sofrer com as ações do envelhecimento é a visão periférica, comprometendo o espaço e tamanho do campo visual, em que a cada década pode perder em média de um a três graus, prejudicando assim a saúde da visão, locomoção e percepção do paciente. 

  1. Catarata 

Uma lesão ocular caracterizada pelo comprometimento do cristalino, a catarata apresenta sintomas na visão, criando um aspecto mais opaco e cinzento, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade de enxergar e maior dificuldade para realizar as mais diversas atividades, antes tão comuns no dia a dia. 

Quando não tratada ela pode levar a cegueira, sendo uma das principais doenças relacionadas a perda de visão, atingindo cerca de 46,2% da população mundial

Conheça o CAF Ótica a nova forma de cuidar da sua visão

O CAF já tão conhecido e referência em venda e locação de produtos e equipamentos para os cuidados da saúde, agora oferece também o CAF Ótica

Uma ótica moderna e equipada com o que a de melhor em lentes e armações, para óculos de grau e sol nacionais e importados, proporcionando assim, o melhor cuidado para a saúde dos seus olhos com produtos de primeira linha e ótimos preços.

Cuide da saúde dos seus olhos, fale conosco e saiba mais.

Novidade na CAF CENTER: Vitaminas Orthopauher!

Linha nova de suplementos combina ingredientes naturais para promover a saúde cardiovascular, articular, imunológica, sono e muito mais. O CAF Cente...

Massageadores Relaxmedic: o segredo para recuperação e relaxamento em casa

Descanse e renove suas energias com um aliado no combate ao estresse diário. Já pensou em ter um spa particular na sua casa? Os Massageadores Relaxm...

Importância de um acompanhamento clínico para continuidade no uso do CPAP

Você sabia que, após algum tempo, muitos pacientes consideram interromper o uso do CPAP? Às vezes, a falta de acompanhamento clínico pode ser o mo...